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ANAIS


LIVRO DE RESUMOS (em pdf)

 

EIXO 1)    FUNDAMENTOS  EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O principal objetivo deste Eixo Temático é discutir os fundamentos epistemológicos e metodológicos da Educação Ambiental, considerando a diversidade dos estudos realizados na área e a pluralidade das experiências pedagógicas que as informam. Busca-se também análises e reflexões inspiradas por diferentes sistemas de conhecimento, cosmologias e estatutos ontológicos que contribuam para o o debate sobre a tendência e consolidação do campo da Educação Ambiental. Para este Eixo poderão ser encaminhados trabalhos relacionados com os seguintes temas: epistemologia ambiental; epistemologias do Sul; pensamento decolonial, tendências teórico-metodológicas ambientais e história e filosofia ambiental.

EIXO 2)    EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

O cenário nacional de políticas públicas de Educação Ambiental registra avanços significativos na década de 1990 e está demarcado no atual contexto da realidade brasileira por desafios que indicam retrocessos na implementação, na gestão de programas e nas ações de Educação Ambiental. Educadores ambientais, pesquisadores e gestores mobilizaram-se na construção de instrumentos de continuidade de políticas públicas, visando transcender os limites dos períodos governamentais. Para este Eixo poderão ser encaminhados trabalhos de: gestão de políticas públicas; práticas integradas de políticas públicas; atuação da sociedade civil; programas e projetos com atuação nacional, estadual e municipal na área de políticas públicas; intersetorrialidade em bacia hidrográfica; participação e controle social.

EIXO 3)    FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS

Além de ser uma necessidade diante do impacto das ações humanas sobre o planeta, a Educação Ambiental se tornou uma determinação institucional, constituindo-se numa demanda para a Formação de Educadores. Este Eixo de Trabalho discutirá a formação de educadores ambientais a partir de resultados de pesquisas e práticas educativas que contribuam na identificação dos avanços e obstáculos desta formação. Algumas questões pertinentes de serem discutidas no âmbito deste Eixo são: Estudos teórico-metodológicos da Educação Ambiental e a formação de professores; Currículo e Educação Ambiental na formação inicial de professores; formação continuada de professores em Educação Ambiental.

EIXO 4)    EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Diante dos desafios da sociedade atual frente à problemática socioambiental a escola configura-se como espaço privilegiado para o desenvolvimento de pesquisas e ações que objetivem as necessárias transformações sociais. Para este Eixo de Trabalho poderão ser encaminhados trabalhos que tenham como campo empírico de pesquisa a comunidade escolar. Algumas questões pertinentes de serem discutidas no âmbito deste Eixo são: práticas pedagógicas de Educação Ambiental; inserção da Educação Ambiental no currículo escolar; Educação Ambiental nas diversas disciplinas; atividades que visem à promoção de percepção e construção do conhecimento visando a sustentabilidade socioambiental; participação da comunidade escolar no planejamento e gestão de projetos de melhoria de qualidade de vida.

EIXO 5)    EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR

Este Eixo Temático objetiva proporcionar a troca de conhecimentos e as discussões sobre as características, a efetividade e os desafios da Educação Ambiental e de processos de ambientalização no ensino superior. Espera-se envolver diferentes áreas de conhecimento, assim como diferentes referenciais teóricos e analíticos no debate sobre a Educação Ambiental no ensino superior e suas possibilidades de realização. Para isto acolherá comunicações  sobre ações de Educação Ambiental nas diferentes instâncias constitutivas da formação acadêmica – o ensino, a pesquisa, a extensão – além de comunicações sobre a  gestão ambiental em instituições de ensino superior.

EIXO 6)    EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL

A Educação Ambiental Não Formal caracteriza-se por “ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente” conforme a Política Nacional de Educação Ambiental. Para este Eixo serão recebidos trabalhos de: práticas de difusão pelos meios de comunicação de massa; campanhas educativas; programas propostos por empresas públicas ou privadas; programas desenvolvidos pela sociedade civil organizada, ONGs, comunidades e práticas  de diversidade e flexibilidade no uso das mais variadas metodologias e caráter interdisciplinar da Educação Ambiental para diversos públicos que contribuam para despertar valores e atitudes individuais e coletivas e compreensão sistêmica do modo de agir no mundo.

EIXO 7)    COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Diante da importância da comunicação nos diferentes processos educativos na sociedade contemporânea, este Eixo Temático tem como objetivo refletir sobre os diferentes processos de comunicação e sua relação com concepções e práticas de Educação Ambiental. Para este Eixo poderão ser encaminhados trabalhos que relacionam ou permitam a articulação da Educação Ambiental com os temas: tecnologias de comunicação e informação; produção e geração de comunicação; comunicação participativa; educomunicação socioambiental e diferentes formas de difusão da informação sobre meio ambiente.

EIXO 8)    MUDANÇAS GLOBAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O objetivo deste Eixo de Trabalho é integrar estudos e pesquisas na interface da Educação Ambiental e da mobilização social como estratégia para proteção e segurança das comunidades, considerando o atual quadro de mudanças globais nos aspectos socioambientais. Acolherá resultados de pesquisas  e estudos que retratem as bases conceituais, os efeitos destas mudanças e também sua amplitude, articulando a Educação Ambiental aos seguintes temas:  Estudos teórico-metodológicos das mudanças globais; mudanças climáticas, seus efeitos e estratégias de enfrentamento; redução de riscos e desastres naturais antropocêntricos; cidades sustentáveis, seguras e resilientes; segurança alimentar e nutricional; conflitos socioambientais; escassez de recursos hídricos e saúde ambiental.

Datas Importantes

Até 11/11

Inscrição de trabalhos

Fevereiro - 2017

Resultado da avaliação de trabalhos


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