EIXO 1) FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O principal objetivo deste Eixo Temático é discutir os fundamentos epistemológicos e metodológicos da Educação Ambiental, considerando a diversidade dos estudos realizados na área e a pluralidade das experiências pedagógicas que as informam. Busca-se também análises e reflexões inspiradas por diferentes sistemas de conhecimento, cosmologias e estatutos ontológicos que contribuam para o o debate sobre a tendência e consolidação do campo da Educação Ambiental. Para este Eixo poderão ser encaminhados trabalhos relacionados com os seguintes temas: epistemologia ambiental; epistemologias do Sul; pensamento decolonial, tendências teórico-metodológicas ambientais e história e filosofia ambiental.
EIXO 2) EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
O cenário nacional de políticas públicas de Educação Ambiental registra avanços significativos na década de 1990 e está demarcado no atual contexto da realidade brasileira por desafios que indicam retrocessos na implementação, na gestão de programas e nas ações de Educação Ambiental. Educadores ambientais, pesquisadores e gestores mobilizaram-se na construção de instrumentos de continuidade de políticas públicas, visando transcender os limites dos períodos governamentais. Para este Eixo poderão ser encaminhados trabalhos de: gestão de políticas públicas; práticas integradas de políticas públicas; atuação da sociedade civil; programas e projetos com atuação nacional, estadual e municipal na área de políticas públicas; intersetorrialidade em bacia hidrográfica; participação e controle social.
EIXO 3) FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS
Além de ser uma necessidade diante do impacto das ações humanas sobre o planeta, a Educação Ambiental se tornou uma determinação institucional, constituindo-se numa demanda para a Formação de Educadores. Este Eixo de Trabalho discutirá a formação de educadores ambientais a partir de resultados de pesquisas e práticas educativas que contribuam na identificação dos avanços e obstáculos desta formação. Algumas questões pertinentes de serem discutidas no âmbito deste Eixo são: Estudos teórico-metodológicos da Educação Ambiental e a formação de professores; Currículo e Educação Ambiental na formação inicial de professores; formação continuada de professores em Educação Ambiental.
EIXO 4) EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Diante dos desafios da sociedade atual frente à problemática socioambiental a escola configura-se como espaço privilegiado para o desenvolvimento de pesquisas e ações que objetivem as necessárias transformações sociais. Para este Eixo de Trabalho poderão ser encaminhados trabalhos que tenham como campo empírico de pesquisa a comunidade escolar. Algumas questões pertinentes de serem discutidas no âmbito deste Eixo são: práticas pedagógicas de Educação Ambiental; inserção da Educação Ambiental no currículo escolar; Educação Ambiental nas diversas disciplinas; atividades que visem à promoção de percepção e construção do conhecimento visando a sustentabilidade socioambiental; participação da comunidade escolar no planejamento e gestão de projetos de melhoria de qualidade de vida.
EIXO 5) EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR
Este Eixo Temático objetiva proporcionar a troca de conhecimentos e as discussões sobre as características, a efetividade e os desafios da Educação Ambiental e de processos de ambientalização no ensino superior. Espera-se envolver diferentes áreas de conhecimento, assim como diferentes referenciais teóricos e analíticos no debate sobre a Educação Ambiental no ensino superior e suas possibilidades de realização. Para isto acolherá comunicações sobre ações de Educação Ambiental nas diferentes instâncias constitutivas da formação acadêmica – o ensino, a pesquisa, a extensão – além de comunicações sobre a gestão ambiental em instituições de ensino superior.
EIXO 6) EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL
A Educação Ambiental Não Formal caracteriza-se por “ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente” conforme a Política Nacional de Educação Ambiental. Para este Eixo serão recebidos trabalhos de: práticas de difusão pelos meios de comunicação de massa; campanhas educativas; programas propostos por empresas públicas ou privadas; programas desenvolvidos pela sociedade civil organizada, ONGs, comunidades e práticas de diversidade e flexibilidade no uso das mais variadas metodologias e caráter interdisciplinar da Educação Ambiental para diversos públicos que contribuam para despertar valores e atitudes individuais e coletivas e compreensão sistêmica do modo de agir no mundo.
EIXO 7) COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Diante da importância da comunicação nos diferentes processos educativos na sociedade contemporânea, este Eixo Temático tem como objetivo refletir sobre os diferentes processos de comunicação e sua relação com concepções e práticas de Educação Ambiental. Para este Eixo poderão ser encaminhados trabalhos que relacionam ou permitam a articulação da Educação Ambiental com os temas: tecnologias de comunicação e informação; produção e geração de comunicação; comunicação participativa; educomunicação socioambiental e diferentes formas de difusão da informação sobre meio ambiente.
EIXO 8) MUDANÇAS GLOBAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O objetivo deste Eixo de Trabalho é integrar estudos e pesquisas na interface da Educação Ambiental e da mobilização social como estratégia para proteção e segurança das comunidades, considerando o atual quadro de mudanças globais nos aspectos socioambientais. Acolherá resultados de pesquisas e estudos que retratem as bases conceituais, os efeitos destas mudanças e também sua amplitude, articulando a Educação Ambiental aos seguintes temas: Estudos teórico-metodológicos das mudanças globais; mudanças climáticas, seus efeitos e estratégias de enfrentamento; redução de riscos e desastres naturais antropocêntricos; cidades sustentáveis, seguras e resilientes; segurança alimentar e nutricional; conflitos socioambientais; escassez de recursos hídricos e saúde ambiental.
Inscrição de trabalhos
Resultado da avaliação de trabalhos