Menu Principal

Passeios e Atividades


– Conheça Curitiba – link http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/

– Integração Pós-Evento – Visitas Guiadas no dia 20 de maio (sábado) – Inscrições no credenciamento.

Ainda temos vagas para algumas visitas de integração pós-EPEA, que acontecerão no dia 20 de maio (sábado), a partir das 8h. As visitas são gratuitas e as vagas são limitadas. Elas tem como intuito, além do reconhecimento de alguns espaços e experiências importantes para a Educação ambiental, proporcionar aos participantes do evento um momento de vivência e de troca de saberes, para que possamos se reconhecer e consolidar cada vez mais os vínculos entre os sujeitos que se interessam pelo campo da Educação ambiental. Venha experienciar concosco!

Opções com vagas em aberto:

Opção 1: Parque da Ciência Newton Freire Maia (das 8h as 12h)

Consiste em um centro interativo de divulgação científica e tecnológica vinculado à Secretaria de Estado/PR. As visitas são orientadas e pautadas pela interdisciplinaridade, ludicidade e interatividade, abrangendo 4 grandes temas: Universo, Cidade, Energia e Biodiversidade, dispostos em 5 pavilhões: Introdução, Cidade, Energia, Água e Terra. Tais espaços constituem o Percurso do Pensamento, dedicado ao pensar científico do homem, inaugurando o ser e suas perguntas fundamentais.

Para saber mais: www.parquedaciencia.pr.gov.br

Opção 2: Escola Latino Americana de Agroecologia (das 8h as 17h)

– Localizada no Assentamento do Contestado – Lapa/PR, a escola é uma iniciativa da Via Campesina que recebe militantes da América Latina e Caribe para que possam aprender e disseminar conhecimentos e práticas sobre agroecologia.

Recomenda-se usar sapatos (preferencialmente fechados) e roupas confortáveis para este passeio. Não esquecer de repelente, protetor solar.

Há um custo aproximado de R$ 16,00 por pessoa que inclui almoço, que devem ser pagos diretamente no local. Esse custo é revertido em prol da manutenção da escola.

Para saber mais: http://elaa.redelivre.org.br/

Opção 3: Floresta Nacional do Assungui e Viveiro Essência da Força (das 8h as 14h):

Projeto de educação socioambiental Agenda 21 do Cerne é promovido pela Associação Miríade (ONG) com o patrocínio do Programa Petrobrás Socioambiental Comunidades. Com o intuito de refletir, agir e construir opções para a permanência de jovens no campo, o Projeto vem sensibilizando jovens para “re-conhecer” as potencialidades e desafios encontrados no território, introduzindo o estudo de práticas sustentáveis como a Agroecologia e Agrofloresta e de valorização da história e tradições culturais da região. A visita prevê o reconhecimento de espaços educativos implantados pelos jovens durante o projeto, entre elas agroflorestas experimentais, viveiro ecológico, trilha ecológica espirais de ervas medicinais, jardins com plantas nativas, e de que forma essas experiências despertaram para o jovem participante outros olhares sobre sua região.

– Haverá uma parada para almoço que devem ser pagas por cada participante (local à combinar coletivamente).

Para saber mais: http://miriade.org.br/projeto-agenda-21/

Opção 4: Universidade Livre do Meio Ambiente (das 8h as 12h)

Atividade de educação ambiental ao ar livre, que utiliza o Bosque Zaninelli como espaço educativo. Possui o objetivo de disseminar os conceitos de sustentabilidade através de atividades práticas de percepção ambiental que fortalecem a visão sistêmica dos participantes, sobre a relação sociedade natureza e o seu papel como agente transformador, visando a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente correta.

Recomenda-se usar sapatos (preferencialmente fechados) e roupas confortáveis para este passeio. Não esquecer de repelente, protetor solar.

– Salientamos que, devido a problemas com transporte, precisaremos nos deslocar até lá com transporte público. O ponto de embarque fica a 3 quadras do local do evento e pára na frente do local da visita. O custo é de R$3,70 por trecho. Saíremos todos juntos e caminharemos até lá!

Para saber mais: www.unilivre.org.br

Opção 5: Observatório Solar Indígena (aproximadamente das 8h as 12h):

– O Observatório é uma réplica construída a partir de alinhamentos de pequenas rochas (seixos) orientados para os pontos cardeais e para as direções do nascer e do pôr do Sol nos solstícios, partindo de uma rocha maior, encontrados em alguns sítios arqueológicos. Na prática, nesse Observatório mostra-se como os indígenas que habitam o Brasil determinam o meio-dia solar, os pontos cardeais e as estações do ano. Ele relaciona os movimentos aparentes do Sol com o meio ambiente, marcando as épocas de trabalhos agrícolas, floração, frutificação, reproduções de peixes e animais, festas, aparecimentos de doenças e procedimentos de proteção realizados pelos pajés, em favor de sua sobrevivência e da organização da sociedade.

– O observatório localiza-se no centro de Curitiba, distancia-se 1,5 Km do local do evento. Nos deslocaremos até lá a pé, caminhando juntos!

Para saber mais: http://acienciaqueeufaco.mast.br/index.php/2-uncategorised/76-germano-bruno-afonso-astronomia-indigena-mecanica-celeste.html

OBS 1: Salientamos que os horários de retorno podem sofrer alterações devido a atrasos com deslocamento ou outras eventualidades.

Mais informações: sec.epea2017@gmail.com

Datas Importantes

Até 11/11

Inscrição de trabalhos

Fevereiro - 2017

Resultado da avaliação de trabalhos


Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
XVI ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube

XVI ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - XVI ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR